Project Description

Organizar o território sempre foi uma questão central em qualquer sociedade. Desde tempos muito antigos as populações separavam espaços para caça, plantio, festa e moradia. No território metropolitano o instrumento que vai nos permitir organizar as diversas áreas que são de interesse comum é o macrozoneamento. Ele deverá estabelecer as diretrizes para o uso e a ocupação dessas áreas através de parâmetros que poderão se transformar em legislação, garantindo assim  o acesso democrático à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Planejamento Urbano

O zoneamento é um instrumento de planejamento urbano no qual o território é dividido em áreas com regras específicas de uso e ocupação do solo. Essas regras determinam o quanto e como se pode construir em cada uma dessas áreas e quais atividades são permitidas ou proibidas de ali se instalarem. O zoneamento coloca, assim, limites aos interesses individuais, visando o bem-estar coletivo, tendo como principais objetivos controlar o crescimento e o adensamento urbano, proteger áreas de interesse cultural e ambiental, frágeis ou inadequadas à ocupação, estimular atividades coletivas e de inserção econômica da população e minimizar conflitos entre usos e atividades.

 

Macrozoneamento em Detalhes

A elaboração do Macrozoneamento levará em consideração algumas diretrizes que constam do Plano Metropolitano (PDDI/2011), como por exemplo:

  • Estabelecer centralidades em rede;
  • Orientar a expansão urbana da ocupação;
  • Intensificar o uso das áreas urbanizadas e ociosas;
  • Melhorar a distribuição das atividades no território, reduzindo deslocamentos
  • Garantir o abastecimento de água em toda a RMBH para as gerações futuras
  • Promover corredores ecológicos, manter a biodiversidade e preservar os mananciais 
  • Garantir um marco legal construído coletivamente.

ZIMs

Um dos objetivos do Macrozoneamento é a definição das Zonas de Interesse Metropolitano – ZIMs, ou seja, territórios delimitados em que o interesse metropolitano prevalece sobre o localAs ZIMs poderão ser diferenciadas entre si, prevendo parâmetros urbanísticos distintos conforme o interesse metropolitano de cada uma.

 

AIMs

O Macrozoneamento apontará também as Áreas de Interesse Metropolitano – AIMs, entendidas como porções do território voltadas para a implementação de políticas de interesse metropolitano pactuadas ao longo do processo de construção do Macrozoneamento.

Project Type

Português, Brasil